O que é análise de crédito para pessoa física?
O banco ou instituição financeira faz a análise para diminuir o risco de inadimplência em relação ao crédito pedido. A renda e o relacionamento do consumidor com o mercado são alguns dos fatores avaliados.
Como funciona?
Tudo começa quando o consumidor precisa de empréstimo, financiamento, aumento de limite, até abertura de conta corrente. Ao pedir alguma dessas operações de crédito, a solicitação passa por uma análise. Para aumentar as chances de aprovação, são importantes as seguintes informações:
Dados cadastrais: informações básicas, como CPF, telefone, estado civil, idade, nível de escolaridade, profissão, renda, região onde mora.
Restrições no nome: a empresa buscará saber se não há nenhuma pendência com o próprio banco. Além disso, também poderá consultar a Serasa ou SPC Brasil e o Registrato do Banco Central.
Perfil de crédito: essa parte serve para o banco ou instituição financeira saber como é seu relacionamento com o mercado de crédito. Para isso, é possível que eles consultem a pontuação de crédito, que reflete a saúde financeira da pessoa.
Renda: o próximo passo é consultar a renda. Isso serve para saber se a parcela cabe no orçamento ou se o limite do cartão está adequado para o salário. Geralmente o valor de uma despesa dessa não pode ultrapassar 30% do seu salário, afinal há outras contas para pagar. Estando tudo certo de acordo com os critérios da instituição financeira, o crédito será liberado.
Solicitar análise de crédito
Como funciona análise de crédito para pessoa jurídica?
Se você é MEI ou ME, também passará pela análise de crédito, mas outras informações serão consultadas. Dados cadastrais: informações sobre CNPJ, se está tudo regularizado, sem restrições, nenhum histórico de falência.
Receita: serão analisados a receita recorrente e o valor do lucro líquido.
Perfil de crédito da empresa: sim, existe um Score de crédito de empresas também. Essa pontuação refletirá o relacionamento com mercado de crédito.
Como tornar a análise de crédito mais eficiente?
Bancos e instituições financeiras, por exemplo, têm investido cada vez mais em soluções para cessão de crédito como aliadas importantes nesse processo, já que um sistema desse tipo é capaz de entender todo o contexto de uma operação financeira.
Algumas soluções são capazes de tornar o processo muito mais rápido e conveniente, tanto para as empresas quanto para os consumidores, com uma visão moderna sobre a importância da melhor experiência para o cliente em todos os segmentos do mercado, além de tornar a concessão de crédito muito mais segura e vantajosa para todas as partes desse ecossistema.
Para tornar a análise mais eficiente, você também pode utilizar algumas ferramentas e processos focados nessa tarefa. Um exemplo interessante é o Background Test, que avalia os antecedentes de uma pessoa que pretende ser o seu cliente. Outro elemento que pode ser incorporado à sua análise de crédito é o Behavior Analytics. O foco dele é analisar o comportamento de pessoas ao utilizar serviços ou plataformas digitais. Assim, é possível encontrar padrões que indicam um comportamento anormal ou atípico.
Esse último, portanto, atua diretamente na prevenção de fraudes. Esse tipo de proteção é fundamental quando o assunto é análise de crédito.
Afinal, esses procedimentos abrem muita margem para a ação de fraudadores, e sua empresa deve estar preparada para isso.
Quais as vantagens da análise de crédito eficiente?
Uma análise de crédito cuidadosa faz com que todos os envolvidos no processo sejam beneficiados.
No caso do cliente final, a certeza de que receberá um crédito condizente com suas possibilidades financeiras — com uma taxa de juros mais justa — é o principal ganho, enquanto as empresas ficam mais seguras de que terão retorno sobre o investimento que fazem ao conceder algum tipo de crédito a seus clientes, tornando o modelo de negócio lucrativo e sustentável.
Por fim, podemos concluir que a análise de crédito é uma ferramenta imprescindível pra reduzir a inadimplência e o risco em suas vendas a prazo. Ao seguir as dicas que mencionamos neste artigo, bem como utilizar as ferramentas apresentadas, você terá boas taxas de aprovação de crédito, podendo conceder parcelamentos com segurança.
Dúvidas frequentes
A análise de crédito leva cerca de 02 úteis.
Em geral, é necessário disponibilizar: documentos pessoais, comprovante de endereço atualizado, certidão de estado civil e os três últimos holerites.
As principais etapas da análise de crédito envolvem: o recebimento da documentação, a pesquisa no SERASA e SPC (restrições cadastrais), o repasse dos dados aos bancos e a aprovação do crédito.
Sim, é necessário informar o número do PIS e o saldo do FGTS.